top of page

OGUM

Abril é mês de São Jorge! Mês de Ogum!


Comemorado no dia 23 de abril, São Jorge, na Umbanda do Rio de Janeiro, é sincretizado com Ogum. Senhor dos caminhos, força propulsora que faz avançar.

Sendo Ogum o Orixá do ferro, representado como um guerreiro, que carrega uma espada a desbravar caminhos, sua associação com o invencível cavaleiro romano, coberto por uma armadura de metal e que destruía feras é fácil de entender.


O ferro de Ogum propiciou a confecção de ferramentas diversas, que ampliaram as possibilidades, especialmente de produção agrícola, representando um avanço em relação à forma anterior. Por extensão, Ogum passou a representar a tecnologia, o avanço tecnológico como um todo – novas formas de fazer, de pensar o antigo.

Ogum é também a força combativa, que nos anima nas lutas do dia a dia. A força que nos faz derrotar os dragões da inércia e da mesquinhez que vivem a nos rondar.


Que seu Ogum possa nos dar o ânimo necessário para enfrentarmos nossas batalhas diárias! Que sejamos merecedores de fazermos parte de seu exército e, assim, contar com sua proteção nos nossos caminhos.


Que Ogum traga caminhos abertos, hoje e sempre!


Saravá Ogum! Ogunhê!

bottom of page